PORTAL DO CLIENTE

Blog  ·  16/01/2023

Você sabe identificar se o aumento da sua conta de água é devido a vazamentos? Faça os testes e saiba como achar facilmente aquele vazamento que está inchando a sua conta!

Saiba mais sobre vazamentos e como identificá-los de forma rápida e fácil.

Praticar o consumo consciente de água e pagar menos no final do mês vem sendo um objetivo cada vez mais recorrente entre as famílias brasileiras, ainda mais que a água tem estado cada vez mais cara. Mesmo que através da mudança de pequenos hábitos diários como a redução do tempo de banho e sempre utilizar as máquinas de roupa e louça cheias, os vazamentos ocultos de água podem estar atrapalhando o resultado almejado e se apresentam como um grande obstáculo já que são de difícil identificação.

Além dos impactos negativos na conta trazidos pelo desperdício, esses vazamentos podem ocasionar problemas estruturais em seu imóvel, afetando paredes, pisos e tubulações.

Para te auxiliar na busca por esses vazamentos, trouxemos dicas de testes práticos para você colocar em prática em seu imóvel ou condomínio e identificar o mais rápido possível para realizar a manutenção necessária:

Teste da cisterna:

Primeiramente feche o registro de saída da cisterna ou desligue a bomba de recalque e prenda completamente a boia da cisterna, impedindo a entrada de água. Marque o nível de água e aguarde pelo menos uma hora, se o nível de água baixar, há infiltração na cisterna.

Teste da caixa d’água:

Comece fechando todas as torneiras do seu imóvel e não utilize os vasos sanitários, prenda completamente a boia da cisterna, impedindo a entrada de água. Marque o nível de água e aguarde pelo menos uma hora, se o nível de água baixar, há vazamentos na rede interna ou em aparelhos hidráulicos conectados. Nesse teste pode-se também fechar o registro de saída da caixa d‘água. Caso o nível dela baixe mesmo garantindo que a entrada e saída de água estejam fechadas, há vazamento na caixa d'água.

Teste da rede interna da área comum:

Mantenha aberto o registro do cavalete e prenda a boia da cisterna garantindo que não haja entrada de água na cisterna. Anote a numeração do hidrômetro da sua unidade e repita o procedimento após 30 minutos. Caso a primeira e a segunda leitura seja diferente há vazamento na tubulação entre o hidrômetro e a cisterna. Para testar a tubulação entre a cisterna e o reservatório superior, basta fechar o registro de entrada da caixa d´água superior e observar se a bomba de recalque continua em funcionamento, em caso positivo, há alguma fuga de água indevida neste trecho.

Teste da rede interna em apartamento:

Mantenha os registros internos abertos e feche todas as torneiras e não utilize os vasos sanitários. Anote a numeração do hidrômetro da sua unidade e repita o procedimento após 30 minutos sem ter utilizado água em nenhum ponto. Caso a primeira e a segunda leitura seja diferente há vazamento na rede interna do apartamento ou em aparelhos hidráulicos conectados.

Teste da borra de café:

O maior vilão dos vazamentos sem dúvida é o vaso sanitário. Para testar se há algum problema, jogue a borra de café no vaso sanitário, aguarde por alguns instantes e verifique se o pó se depositou no fundo do vaso, caso isso não tenha ocorrido, significa que há vazamento e o problema pode estar na caixa de descarga ou na válvula.

Fonte:

https://www.instagram.com/p/Cl31AGyN9jt/?igshid=NTFlZDUzZmM%3D