PORTAL DO CLIENTE

Blog  ·  26/08/2022

Consumo consciente de água: Dicas práticas para economizar água no seu dia a dia.

Saiba mais sobre consumo consciente de água e como implementar em seu apartamento e condomínio.

Com os episódios de crise hídrica sendo cada vez mais recorrentes em diferentes regiões do Brasil, a pauta do consumo consciente de água passou a ser vista não somente como uma iniciativa, mas como um ato de necessidade e civilidade.

 

Para isso, é possível adotar algumas ações práticas em nosso dia a dia para reduzir o consumo de água, sejam elas individuais ou coletivas. Além de contribuir positivamente para o uso adequado desse bem comum tão importante, ainda é possível gerar uma economia na conta no fim do mês. Abaixo seguem formas de reduzir o consumo em seu condomínio ou apartamento:

 

Cuidado com os vazamentos:

Sejam vazamentos aparentes, possíveis de se identificar visualmente, como uma torneira pingando, ou vazamentos ocultos, que possuem maior dificuldade de identificação, como as infiltrações, devem ser mapeados e resolvidos o quanto antes, um bom indício é o um consumo atípico na conta. Por mês, 96 mil litros de água potável são desperdiçados por um buraco de dois milímetros em uma tubulação. 

 

Opte por vasos sanitários com caixa acoplada:

Vasos sanitários com válvula hydra e tempo de acionamento de 6 segundos gastam cerca de 12 litros por acionamento. Quando a válvula está defeituosa, esse valor pode chegar até 30 litros por acionamento. 

Por esta razão, para um consumo consciente o modelo caixa acoplada com duplo acionamento é o ideal. Esse mecanismo permite um acionamento da descarga parcial, com 3 litros (ideal para limpar líquidos), ou com uma descarga total de 6 litros (ideal para sólidos).

 

Utilize arejadores nas torneiras:

Os arejadores têm a função de misturar ar à água, dando a impressão de maior volume, inclusive quanto maior a pressão no ponto, maior será a economia de água. Uma torneira com fluxo normal libera de 5 a 10 litros de água por minuto, se for instalado um arejador tipo spray, que libera a água como se fosse um chuveirinho, a vazão daquele ponto passará a ser 2 litros por minuto, sem diminuir o conforto.

 

Instale válvulas redutoras de pressão em seu condomínio:

Para condomínios acima de 10 pavimentos é indispensável o uso de válvulas redutoras de pressão. É importante fazer monitoramentos frequentes para avaliar a integridade de seu funcionamento, pois uma pressão elevada em um ponto de consumo, faz com que o volume de água gasto seja bem maior para uma mesma atividade.

 

Tome banhos curtos e feche o chuveiro ao passar sabonete e shampoo:

Um banho de 15 minutos, por exemplo, consome 135 litros de água. Com o chuveiro fechado na hora de se lavar e lavar o cabelo, o consumo cai para 45 litros. Por isso, sempre que possível, deixe o chuveiro desligado e controle o tempo de banho.

 

Atenção ao uso da máquina de lavar roupas:

Evite fazer o acionamento da máquina de lavar roupas de forma recorrente na semana, procure se planejar acumulando as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima. Se possuir, faça o mesmo com a máquina de lavar louças.

 

Manutenção das áreas comuns:

Na limpeza de quintal e calçada da área comum, opte pelo uso de vassoura ou água de reuso. Um bom investimento a curto prazo é a implementação de um sistema de captação da água da chuva para este fim.

 

Invista em medição individualizada:

Uma vez que os condôminos possuem o controle e a percepção do seu volume gasto, automaticamente desperta uma consciência, já que a cobrança será feita com base no consumo individual de cada unidade e não mais por rateio. A CASAN em julho de 2022, por exemplo, aumentou em 16% o valor da fatura de água fazendo com que todos possam buscar formas de economizar cada vez mais quando se tem uma conta individualizada. 

 

Promova ações de conscientização:

Realize em seu condomínio campanhas de conscientização para o consumo consciente de água, quanto mais falarmos sobre esse assunto, maiores serão os resultados coletivos.

 

Fontes:
https://fibersals.com.br/blog/8-dicas-para-economizar-agua-no-condominio/ 
https://www.rateio.com/dicas-para-economizar-agua-no-condominio/ 
https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/13-maneiras-de-economizar-agua-e-reduzir-o-seu-consumo-e-sua-conta/
https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/bem-estar/9-maneiras-de-reduzir-o-consumo-de-agua-em-casa/
https://autossustentavel.com/2018/03/15-dicas-economia-agua-dia-a-dia.html