PORTAL DO CLIENTE

Blog  ·  14/11/2022

Ferramentas para a gestão sustentável de água nos condomínios: saiba quais são e como incorporá-las.

Saiba mais sobre ferramentas de gestão sustentável da água e como incorporar ao seu condomínio.

O seu condomínio faz um uso sustentável da água? Quando falamos sobre essa temática, temos por trás diversas ferramentas que podem auxiliar. Para alcançar uma gestão eficiente desse recurso, apresentamos duas frentes de atuação: a forma estruturante e a não estruturante.

 

A forma não estruturante diz respeito à maneira como os condôminos lidam com o consumo de água no dia a dia, e basicamente se resume à mudança de comportamento no uso desse recurso. Para isso, você pode instituir campanhas de conscientização sobre o consumo consciente, buscando mostrar o quão significativo são as pequenas mudanças em nossa rotina, seja para o nosso bolso, seja para o meio ambiente.

 

Já sobre a forma estruturante, estamos falando de tecnologias que ajudam a chegar em uma gestão global da água. São diversas as ações que podem ser desenvolvidas e implementadas e abaixo listamos algumas opções para você incorporar em seu condomínio:

 

Invista em medição individualizada de água:

Contempla a instalação de medidores individuais em cada unidade consumidora. Esse serviço proporciona um maior controle sobre o consumo de água de cada unidade, levando a uma distribuição financeira justa e estimulando o consumo consciente. 

 

Serviço de gestão de água do condomínio: 

Monitoramento geral do consumo de água do condomínio, proporcionando uma verificação das condições gerais do sistema e, inclusive, com a possibilidade de verificar se o medidor da concessionária local está marcando corretamente, assim como, realizar o balanço hídrico interno para identificação de vazamentos.

 

Instalação de válvulas redutoras de pressão:

Para condomínios acima de 10 pavimentos é indispensável o uso de válvulas redutoras de pressão. É importante fazer monitoramentos frequentes para avaliar a integridade de seu funcionamento, pois uma pressão elevada em um ponto de consumo faz com que o volume de água gasto seja bem maior para uma mesma atividade e pode eventualmente proporcionar rompimentos de tubulações.


Sistemas de reuso da água da chuva:

Para fazer o reaproveitamento da água da chuva é necessário implementar um sistema de captação com filtro simples, que armazena essa água em cisternas para posteriormente ser utilizada na limpeza de áreas comuns e jardinagem. Esse modelo pode tanto ser desenvolvido na etapa de construção, ou ainda, adaptado em prédios já existentes.

 

Fontes:

https://www.direcionalcondominios.com.br/sindicos/materias/item/3632-para-o-uso-sustentavel-da-agua-no-condominio-e-preciso-gestao-eficiente-da-demanda.html