PORTAL DO CLIENTE

Blog  ·  10/10/2022

Você sabia que o seu hidrômetro possui vida útil?

Saiba mais sobre a vida útil do seu hidrômetro e os problemas acarretados pela falta de manutenção

Os hidrômetros, popularmente conhecidos como “relógios”, são aparelhos de precisão que medem e registram o consumo de água, e assim como toda peça hidráulica, requer manutenção e substituição de tempos em tempos, para garantir seu correto funcionamento.

 

Este equipamento registra o consumo das unidades em tempo real, e é considerado um grande aliado na detecção de vazamentos e incentivo ao consumo consciente. A leitura dos hidrômetros é realizada mensalmente e a fatura de água é calculada com base no volume acumulado do mês, através da diferença da leitura atual e a última leitura realizada no mês anterior.

 

Os hidrômetros são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), e seguem rigorosas normas técnicas de fabricação. Para que sua avançada tecnologia esteja operando com qualidade, a Portaria nº 295/2018 recomenda realizar a troca, em razão do tempo de vida útil do aparelho, a cada 7 anos

 

Isso porque o tempo de uso, somado a suas condições de conservação, resultam no desgaste do equipamento, fazendo com que ele perca a precisão na medição. Além disso, o desgaste pode causar medições acima do consumo real ou até a quebra do equipamento e, em alguns casos, pode levar a ser uma fonte de vazamento.

 

Fontes:

https://brkambiental.com.br/cacador/qual-a-importancia-dos-hidrometros-a-brk-ambiental-explica#:~:text=Os%20hidr%C3%B4metros%20seguem%20rigorosas%20normas,a%20cada%205%20anos%2C%20aproximadamente. 

Portaria nº 295, de 29 de junho de 2018 - MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS (MDIC) - INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA (INMETRO)