PORTAL DO CLIENTE

Blog  ·  18/03/2024

Do lixo à luz: Explorando a energia do biogás em Aterros Sanitários

Saiba mais sobre as transformações dos gases de decomposição dos Aterros Sanitários em energia.

Em um cenário onde a gestão de resíduos sólidos se torna cada vez mais desafiadora, uma solução inovadora surge nos aterros sanitários: a utilização do biogás gerado durante a decomposição dos resíduos como fonte energética. 

 

Confira abaixo o olhar da Medeage sobre como esse processo transforma gases anteriormente indesejados em uma fonte valiosa de energia renovável.

 

Embora muitos visualizem os aterros sanitários como simples depósitos de resíduos, eles são, na verdade, ecossistemas dinâmicos. A decomposição anaeróbica dos resíduos dentro desses locais resulta na produção de gases, alguns presentes em grandes quantidades como o metano (CH₄) e dióxido de carbono (CO₂) e outros em menores quantidades.

 

Esses gases, antes considerados um subproduto indesejado e vistos apenas como mais um custo para tratamento, podem ser redirecionados e utilizados de maneira eficiente. O processo de aproveitamento do biogás em aterros sanitários envolve várias etapas essenciais:

 

  • Captura: Sistemas avançados de coleta são instalados nos aterros para extrair e direcionar os gases produzidos durante a decomposição.
  • Tratamento e purificação: O biogás capturado passa por processos de tratamento e purificação, removendo impurezas e garantindo um combustível de qualidade.
  • Geração de energia: O biogás tratado pode ser utilizado para gerar eletricidade por meio de motores ou turbinas. Essa eletricidade pode ser utilizada localmente ou integrada à rede elétrica.
  • Aplicações versáteis: Além da geração de eletricidade, o biogás pode ser empregado como combustível para veículos, em processos industriais de aquecimento e até mesmo como fonte de calor para comunidades vizinhas.

 

A prática de utilizar o biogás proveniente de aterros sanitários proporciona diversos benefícios, entre eles:

 

  • Redução de emissões: Ao capturar e utilizar o biogás, evita-se a liberação controlada de gás carbônico na atmosfera, contribuindo significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
  • Energia renovável: Transforma-se um subproduto antes desperdiçado em uma fonte valiosa de energia renovável, diversificando a matriz energética.
  • Gestão integral de resíduos: Integrando a produção de energia com a gestão de resíduos, essa prática promove uma abordagem holística e sustentável.

 

Panorama global e brasileiro:

 

Na Europa, países como Alemanha, Reino Unido e Suíça lideram o crescimento do biogás desde a década de 1990, com mais de 10 mil estações em diversos setores. Incentivos governamentais, como créditos fiscais, impulsionam esse desenvolvimento. Nos Estados Unidos, mais de 2.000 plantas operam, destacando a crescente importância global do biogás.

 

No Brasil, apesar de 2.100 municípios terem aterros sanitários, apenas 276 plantas de biogás estavam operacionais até 2018. Matérias-primas incluem esgoto, resíduos urbanos e resíduos agropecuários, gerando 3 milhões de metros cúbicos de biogás diariamente. O destino desse biogás revela que 73% é utilizado para a geração de eletricidade, 17% para a geração de calor, e 10% estão em processo regulatório para se tornarem biometano, conforme regulamentação da ANP.

 

O potencial brasileiro é vasto e tem poderia atingir produção 70 milhões de metros cúbicos diários de biogás, mais que o dobro do gás natural importado da Bolívia atualmente. Isso ressalta a oportunidade de expandir a produção de biogás como uma fonte de energia renovável no país.

 

Fontes:
https://antigo.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/politica-nacional-de-residuos-solidos/aproveitamento-energetico-do-biogas-de-aterro-sanitario.html
https://chpbrasil.com.br/solucoes/biogas-recuperacao-energetica-em-aterros-sanitarios
https://www.gnpw.com.br/energia-pt/biogas-de-aterro-sanitario-veja-os-numeros-do-brasil-e-do-mundo/
https://www.biodieselbr.com/energia/biogas/biogas-aterros-sanitarios