PORTAL DO CLIENTE

Blog  ·  20/07/2022

Registros hidráulicos: entenda os tipos e suas utilizações.

Saiba mais sobre os registros hidráulicos, seus tipos e aplicações dentro do condomínio.

Os registros hidráulicos, também conhecidos como válvulas, são peças utilizadas ao longo das tubulações de água fria e quente, e servem para viabilizar manobras operacionais ao longo dos sistemas hidráulicos das edificações. Existem diferentes tipos e cada um possui uma finalidade diferente:

 

Registro de pressão

De modo geral, pode-se falar que o registro de pressão tem como principal função controlar o fluxo da água perto do ponto de uso, ou seja, comandar a vazão do líquido, seja aumentando ou diminuindo.

Nas edificações essa peça é encontrada em diversos locais, como na instalação de chuveiros e torneiras, sejam elas no banheiro, cozinha, área de serviço ou áreas externas. Por possuir aplicação em diferentes ambientes, é importante estar atento a alguns detalhes no momento de da escolha e instalação do equipamento:

- Se a instalação for em tubulação de água quente por exemplo, deve-se escolher um registro que atende às condições operacionais para altas temperaturas;
- Todos os modelos de registro de pressão possuem sentido de fluxo, assim, no momento da instalação, deve-se ter cuidado para posicioná-los da forma correta. Caso contrário, a passagem de água ficará impossibilitada.

 

Registro de gaveta

Já o registro de gaveta, popularmente conhecido como registro geral, é utilizado para cessar por completo o fluxo de água e geralmente é utilizado para possibilitar as manutenções nas tubulações.

 

Registro de esfera

O registro de esfera possui funcionalidade similar ao anterior, pois tem por objetivo interromper por completo o fluxo de água. No entanto, esse modelo de registro hidráulico tende a ser utilizado para instalações em caixas d’água, sendo assim, sempre que houver a necessidade de realizar manutenção ou limpeza da caixa, esse é o registro que deve ser fechado.

Sua utilização em caixas d’água ocorre por ser mais resistente que os demais. Em geral, essa peça é feita de PVC e aguenta altas pressões e corrosão, além de ter uma vida útil maior.

 

Válvula redutora de pressão

A válvula redutora de pressão é utilizada em edificações acima de 10 pavimentos. Ela tem como objetivo regular a pressão na tubulação de modo que não ocorra danos aos ramais pela excessiva pressão de água principalmente nos andares inferiores, já que a água que sai da caixa d’água superior está sujeita à ação da gravidade.

A ausência dessa peça pode ocasionar ruptura nas tubulações e conexões, ruídos na tubulação, golpes hidráulicos indesejados, consumo excessivo de água e panes em eletrodomésticos que recebem água diretamente, como as máquinas de lavar louça e roupa. 

Segundo a normativa NBR 5626/98, a manutenção dessas peças deve ser realizadas uma vez a cada 6 meses, para verificar eventuais emperramentos. Importante ressaltar que esse procedimento deve ser realizado por empresas especializadas.

 

Válvula de retenção

A válvula de retenção tem como função impedir o contra fluxo do líquido ou vapor d’água. Basicamente elas permitem o escoamento em uma direção, e ao passar, ela se fecha automaticamente para evitar o fluxo na direção oposta.

Em condomínios sua instalação pode estar presente em sistemas de aquecimento doméstico ou ainda em bombas de recalque de água. A manutenção desta peça deve ocorrer de modo preventivo, através de análises periódicas para corrigir eventuais falhas.

Em condomínios é essencial saber o mapeamento das peças apresentadas acima, tanto dentro das unidades habitacionais como nas áreas comuns e também nas prumadas de água da edificação. Em situações de vazamentos ou manutenção, fechar e abrir trechos segmentados é essencial para solucionar o ocorrido com maior agilidade e eficiência.


Fonte: https://www.leroymerlin.com.br/dicas/nao-tenha-mais-duvidas-saiba-tudo-sobre-os-registros 
https://jornaldosindicobsb.com.br/seu-condominio-possui-valvula-redutora-de-pressao-saiba-como-cuidar-deste-equipamento/
https://www.tlv.com/global/BR/steam-theory/check-valve-installation-and-benefits.html