PORTAL DO CLIENTE

Blog  ·  18/01/2024

IoT na manutenção preditiva: Transformando condomínios com inteligência conectada

Saiba mais sobre como a internet das coisas (IoT) pode ser utilizada na manutenção preditiva

No cenário da administração condominial, a eficiência na manutenção é essencial para garantir o bom funcionamento das instalações. Neste contexto, a Internet das Coisas (IoT) surge como uma ferramenta revolucionária, proporcionando a capacidade de antecipar e prevenir problemas antes mesmo de ocorrerem. 

 

Confira abaixo o olhar da Medeage sobre como o IoT pode ser estrategicamente utilizado para implementar a manutenção preditiva, elevando a eficiência operacional nos condomínios.

 

IoT e manutenção preditiva: Uma aliança estratégica

 

O IoT possibilita a interconexão de dispositivos e sensores, coletando dados em tempo real sobre o desempenho de equipamentos e sistemas. Essa rede inteligente não apenas monitora, mas também analisa padrões de funcionamento ao longo do tempo, identificando potenciais falhas antes que se tornem problemas significativos.

 

Vantagens da manutenção preditiva com IoT:

 

Prevenção de falhas: Sensores conectados alertam para sinais precoces de desgaste ou mau funcionamento, permitindo intervenções antes que ocorram falhas, evitando paralisações e reduzindo custos de reparo.

 

Otimização do cronograma de manutenção: Ao invés de adotar uma abordagem reativa, a manutenção preditiva baseada em IoT permite programar intervenções no momento mais estratégico, maximizando a eficiência e minimizando o impacto nas operações cotidianas.

 

Aumento da vida útil dos equipamentos: A identificação preventiva de necessidades de manutenção contribui para o aumento da vida útil dos equipamentos, otimizando investimentos a longo prazo.

 

Aplicações práticas em condomínios:

 

Elevadores e sistemas de segurança: Monitoramento constante de elevadores, identificando padrões de uso, desgaste e necessidades de manutenção, e nos sistemas de segurança, possibilitam o controle remoto de fechaduras, câmeras e alarmes de segurança, proporcionando aos moradores maior controle e tranquilidade, mesmo fora de casa.

 

Sistemas hidráulicos e elétricos: Sensores IoT podem detectar vazamentos, variações de pressão e anomalias elétricas, prevenindo danos e economizando recursos.

 

Fontes: 
https://www.sindiconet.com.br/informese/iot-condominio-mercado-conteudo-para-administradoras
https://www.industria40.ind.br/artigo/21823-manutencao-preditiva-utilizacao-iot-entenda-impacto-avancos-industria
https://www.datamon.com.br/Noticia/como-a-iot-esta-transformando-a-gestao-de-condominios