PORTAL DO CLIENTE

Blog  ·  22/05/2023

Medidor de gás em condomínios: como funciona e quais as vantagens da medição individualizada.

Saiba mais sobre o funcionamento de medidores de gás em condomínio e suas vantagens.

Você sabia que o medidor individualizado de gás pode trazer inúmeros benefícios para o seu condomínio? Confira abaixo o que é um medidor de gás, como ele funciona e quais as vantagens de implementar em seu condomínio.

 

O que é um medidor de gás?

O medidor de gás é um dispositivo que mede o consumo de gás em uma determinada unidade. Ele pode ser utilizado em residências, comércios e condomínios. No caso de condomínios, existem dois tipos de medidores: o coletivo e o individualizado.

No medidor coletivo, o consumo de gás é medido em um único ponto e a conta é rateada entre todos os moradores, o que por vezes torna a cobrança injusta, já que nem todos consumiram o mesmo volume de gás. Já no medidor individualizado, cada unidade possui um medidor próprio e paga apenas pelo seu consumo efetivo.

 

Como funciona um medidor de gás?

Os medidores possuem uma pequena turbina interna a qual mede a velocidade do gás. Eles funcionam a partir de um rotor que gira sobre um eixo e seu mecanismo de funcionamento gera resultados correspondentes ao volume utilizado.

O medidor também possui um relógio de medição onde ficam armazenadas as informações de consumo. Por meio dele, é possível saber com precisão quanto cada unidade do condomínio consumiu de gás em um determinado período. Existem diferentes modelos de medidores disponíveis no mercado, alguns oferecendo leituras modernas e eficientes, como os de telemetria utilizados pela Medeage.

Antes do medidor de gás é instalada uma válvula reguladora, a qual é responsável por adequar a pressão do gás da rede principal à necessidade de pressão para uso interno, sendo este um dispositivo indispensável para garantir a segurança e evitar vazamentos.

 

Vantagens de ter medição individualizada de gás em seu condomínio:

Economia financeira: Com medidor individualizado de gás, cada morador paga apenas pelo consumo que realizou em sua unidade, evitando que valores excessivos sejam rateados entre todos. Isso pode gerar uma economia significativa na conta de gás do condomínio.

  • Justiça na divisão de despesas: Com o medidor individualizado, não há mais injustiça na divisão de despesas. Cada morador paga apenas pelo consumo de gás em sua unidade, tornando a divisão de despesas mais justa e equilibrada.
  • Redução de conflitos: Com o medidor individualizado, não há mais a possibilidade de conflitos relacionados ao consumo de gás, pois cada morador é responsável por seu próprio consumo. Isso pode reduzir as tensões entre os condôminos e evitar discussões entre vizinhos.

 

Ficou interessado por essa solução? Agende uma visita gratuita com a nossa equipe especializada através do WhatsApp (48) 99831-6759.

 

Fonte:
https://ultragazempresas.com.br/condominios/medicao-individualizada-de-gas-vantagens/
https://engethink.com.br/a-instalacao-de-medidores-de-gas-em-seu-condominio/
https://consigazempresas.com.br/conta-de-gas/