PORTAL DO CLIENTE

Blog  ·  06/01/2022

Medição Individualizada e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Saiba mais sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e sua relação com a medição individualizada de água.

Você já ouviu falar na agenda 2030 da ONU? Instituída em 2015, e considerada a expansão dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõem um plano de ação global que reúne 17 objetivos distribuídos em 169 metas.

 

Sua criação tem por finalidade promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações. Os objetivos e metas são integrados e abrangem as três dimensões: social, ambiental e econômica, e podem ser colocados em prática pelos governos, pela sociedade civil, setor privado e também por cada cidadão. São eles:

 

 

O objetivo 6, que diz respeito à Água Potável e Saneamento, tem como meta garantir a disponibilidade destes recursos a todos e o manejo sustentável da água.

 

A importância do ODS 6 também se estende à proteção e restauração de ecossistemas relacionados com a água e a melhora de sua qualidade incentivando a redução da poluição, eliminando o despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos.

 

Já em sua outra vertente de atuação, tem como meta o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, visando acelerar as obras de engenharia e saneamento principalmente nos ambientes mais vulneráveis.

 

Alinhados a esta meta tão importante para a nossa subsistência, os serviços que envolvem a otimização da água são indispensáveis. A medição individualizada de água, por exemplo, propõe economia e consumo inteligente.

 

Mas como isso é possível?

 

Por meio de medidores inteligentes de água, é possível ter um controle com dados diários em uma plataforma web, o que auxilia o morador na compreensão do padrão de consumo e por consequência na adoção de hábitos mais sustentáveis. Além disso, esses medidores agem na detecção de vazamentos ocultos na unidade, os quais se apresentam como grande fonte de desperdício de água e dinheiro.

 

Tendo em vista a problemática que esses vazamentos acarretam, seja ao meio ambiente, ao bolso do morador ou ainda à estrutura da edificação, existem serviços especializados como a pesquisa acústica de vazamentos, que se utiliza de equipamentos específicos como o geofone eletrônico para a detecção do ruído propagado pela água em paredes e solos por exemplo.

 

Outra forma de contribuir para o alcance da ODS 6, é por meio do monitoramento de nível de caixa d’água e cisterna, visto que o acompanhamento e a otimização operacional evita problemas como transbordamentos e falta d’água.

 

Ao falar em manejo sustentável, além do consumo consciente, da gestão operacional do sistema de abastecimento e de vazamentos, o reuso de água de chuva é um grande aliado.

 

Já pensou em ser um agente de transformação? Agende uma visita gratuita no seu condomínio com a nossa equipe pelo WhatsApp (48) 99831-6759 ou pelo e-mail: [email protected]

 

Fontes:

https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/6