PORTAL DO CLIENTE

Blog  ·  09/01/2024

Entendendo a dinâmica da água: Pressão e vazão em redes hidráulicas condominiais

Saiba mais sobre a diferença desses conceitos hidráulicos.

No universo das redes hidráulicas condominiais, dois termos essenciais se destacam: pressão e vazão. Compreender a diferença entre esses conceitos é fundamental para garantir um abastecimento de água eficiente, evitando problemas como falta d'água ou danos às tubulações. 

 

A seguir, vamos aprofundar nossa análise nas diferenças entre pressão e vazão, apresentando a perspectiva da Medeage para desvendar de que maneira esses elementos influenciam no desempenho das instalações hidráulicas em condomínios.

 

Pressão: A força motriz da água

 

A pressão é a força exercida pela água ao fluir pelas tubulações. Em termos práticos, ela é responsável por impulsionar a água pelos canos, alcançando os pontos de consumo. Em redes condominiais, a pressão é determinada pela distância entre a caixa d’água e o ponto de consumo ou pelas características da bomba que impulsiona a água até o ponto de consumo, caso haja. A pressão adequada é vital para garantir que a água atinja todos os andares e áreas do edifício de maneira uniforme. 

 

Vazão: O volume de água em movimento

 

A vazão, por sua vez, refere-se à quantidade de água que flui por unidade de tempo. Em outras palavras, é o volume de água que chega aos pontos de consumo, como torneiras, chuveiros e descargas em um determinado período de tempo. Uma boa vazão assegura o atendimento satisfatório das necessidades de cada unidade habitacional, evitando desconfortos relacionados à escassez de água.

 

A importância do equilíbrio:

 

Manter um equilíbrio entre pressão e vazão é crucial para o bom funcionamento de uma rede hidráulica em condomínios. Uma pressão em excesso pode representar um aumento desnecessário na conta de água ou até mesmo um perigo para a integridade da infraestrutura hidráulica podendo gerar vazamentos e danificar equipamentos, enquanto uma vazão inadequada resulta em problemas como falta d'água e insatisfação dos moradores.

 

Possíveis causas de desbalanceamento:

  • Altura e distância: Edifícios mais altos requerem maior pressão para vencer a gravidade e levar água aos andares superiores, caso as cisternas estejam localizadas no piso inferior, ou então válvulas redutoras de pressão para evitar pressão em excesso nos primeiros pavimentos e danos à tubulação, caso haja reservatórios superiores.
  • Diâmetro das tubulações: Tubulações de diâmetros inadequados podem comprometer a vazão, causando restrições ao fluxo de água.
  • Problemas nas válvulas e registros: Válvulas mal ajustadas ou registros defeituosos podem interferir no equilíbrio entre pressão e vazão.
  •  

Para manter o equilíbrio entre pressão e vazão, é fundamental realizar manutenções preventivas, ajustar válvulas conforme necessário e investir em sistemas que monitorem e controlem esses parâmetros.

 

Para mais informações sobre gestão de água, agende uma visita gratuita no seu condomínio com a nossa equipe pelo WhatsApp (48) 99831-6759 ou pelo e-mail [email protected]

 

Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=F-4k1ScIunU
https://drausuisse.com.br/blog/relacao-vazao-x-pressao-em-sistemas-hidraulicos-voce-sabe-o-que-e/
https://eccofluxo.com.br/conceito-vazao-e-pressao/