PORTAL DO CLIENTE

Blog  ·  18/11/2023

Defenda seu condomínio: Medidas eficazes contra a dengue

Saiba mais sobre como o seu condomínio pode ser um protagonista no combate da dengue.

Combater o mosquito da dengue é uma responsabilidade compartilhada por todos, e os condomínios desempenham um papel essencial nessa missão. Com diversas famílias compartilhando espaços, é essencial adotar medidas preventivas e fomentar a conscientização. Dessa forma, é possível criar um ambiente mais seguro e saudável não apenas para os moradores, mas também para a comunidade ao redor.

 

Confira abaixo, as dicas da Medeage sobre ações práticas que podem ser aplicadas em condomínios para eliminar o mosquito da dengue e assegurar a segurança de todos os residentes.

 

1. Campanhas de conscientização

A educação é a primeira linha de defesa contra a dengue. Realizar campanhas de conscientização regulares nos condomínios pode ajudar a informar os moradores sobre os riscos da doença e as medidas que podem tomar para evitá-la. Isso pode incluir distribuição de panfletos informativos, palestras e até mesmo o uso de murais informativos em áreas comuns.

 

2. Inspeções e eliminação de possíveis criadouros

Realizar inspeções regulares para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti é essencial. Isso inclui verificar calhas, caixas d'água, vasos de plantas, pneus velhos e qualquer local que possa acumular água parada. Os condomínios podem criar equipes de inspeção ou estabelecer um sistema de denúncias para que os moradores relatem áreas propensas à reprodução do mosquito.

 

3. Manutenção de áreas verdes

Áreas verdes e jardins podem ser um atrativo para o mosquito da dengue. Certificar-se de que os jardins sejam mantidos adequadamente, com a poda regular de plantas e o cuidado com a drenagem de água, pode reduzir os locais onde o mosquito pode se reproduzir.

 

4. Colaboração com as autoridades de saúde

Os condomínios podem estabelecer parcerias com as autoridades de saúde locais para obter orientações atualizadas e apoio na luta contra a dengue. Isso pode incluir visitas de agentes de saúde para inspeções e orientações mais detalhadas.


6. Armazenamento adequado dos resíduos

É fundamental contar com recipientes apropriados para o acondicionamento do lixo, como equipamentos com tampa e vedação. Estes dispositivos atuam como uma barreira eficaz contra o acúmulo de água da chuva, que representa um potencial criadouro para os mosquitos.

 

Fontes: 
https://www.saude.ba.gov.br/temasdesaude/arboviroses/combateaedes/
https://pactonet.com.br/combate-dengue-no-condominio/
https://mycond.com.br/proteja-o-condominio-da-dengue-dicas-de-combate-ao-mosquito/
https://conviverapp.com.br/contrate/dengue-no-condominio-como-evitar/