PORTAL DO CLIENTE

Blog  ·  20/02/2024

Além do fluxo: Os benefícios do monitoramento de caixas d'água e cisternas

Saiba mais sobre os benefícios de ter os serviços de monitoramento da Medeage.

A água, como recurso vital, requer uma gestão eficiente em ambientes residenciais, empresariais e industriais. Sendo assim, a incorporação de sistemas de monitoramento em caixas d'água e cisternas se apresenta como uma prática inteligente e imprescindível para garantir o abastecimento em dia e sem intercorrências de urgência. 

 

Confira a visão da Medeage sobre os benefícios que esse olhar atento pode trazer, indo além da simples administração hídrica para abraçar a eficiência, preservação e segurança do abastecimento nos condomínios.

 

1. Controle de vazão de entrada e volumes críticos:

 

O monitoramento em tempo real de caixas d'água e cisternas permite uma gestão precisa do recurso hídrico. Essa visão detalhada possibilita a identificação de padrões de consumo, promovendo a capacidade do gestor se antecipar à uma possível falta d’água e permite a rápida identificação de vazamentos, evitando desperdícios. 

 

2. Prevenção de grandes vazamentos e danos estruturais:

 

A detecção precoce de vazamentos é um dos grandes benefícios do monitoramento. Ao identificar diferenças no padrão de consumo, o sistema permite a intervenção imediata, evitando não apenas desperdícios, mas também danos estruturais. Essa prevenção ativa não só preserva a infraestrutura, mas também resguarda o ambiente contra potenciais perdas materiais.

 

3. Manutenção preditiva e prolongamento da vida útil:

 

A manutenção de caixas d'água e cisternas muitas vezes é negligenciada até que problemas se manifestem. Com o monitoramento contínuo, é possível adotar uma abordagem preditiva. Identificar necessidades de limpeza e reparos antes que se tornem urgentes não apenas prolonga a vida útil dos reservatórios, mas também reduz custos associados a intervenções emergenciais.

 

Para mais informações sobre gestão de água, agende uma visita gratuita no seu condomínio com a nossa equipe pelo WhatsApp (48) 99831-6759 ou pelo e-mail [email protected].


Fontes:
http://www.mtechcontroles.com.br/automacao/know-how/automacao-predial-bms/monitoramento-de-reservatorios-com-sensor-de-nivel/#:~:text=Por%20que%20da%20utiliza%C3%A7%C3%A3o%20do,de%20manuten%C3%A7%C3%A3o%20do%20sistema%20hidr%C3%A1ulico.
https://www.ghidro.com.br/sistema-de-monitoramento-de-agua/
https://www.sindiconet.com.br/informese/monitoramento-online-de-caixas-dagua-mercado-coluna-de-olho-no-mercado