Blog · 20/02/2023
5 dicas da Medeage para uma boa convivência com vizinhos no condomínio.
A vida em condomínios, por mais simples que pareça, é um grande desafio. Pessoas diferentes com os mais variadas crenças e valores morando em um mesmo espaço, dividindo áreas comuns, despesas e tendo que definir o presente e o futuro do condomínio não é uma tarefa simples. Os síndicos de plantão que o digam! Queira ou não queira, todos estão juntos nessa e só tem uma forma de conviver em harmonia: tendo respeito pelos seus vizinhos!
Se o seu condomínio passa constantemente por conflitos, confira abaixo as 5 dicas que listamos para auxiliar na boa convivência entre vizinhos:
1. Seja gentil sempre que possível:
São pequenas atitudes que fazem total diferença na convivência, por isso, sempre que possível seja agradável com o próximo. Aperte o botão do andar quando o seu vizinho estiver cheio de sacolas, segure a porta do elevador, cumprimente todos que passarem por você e esteja disponível para conhecer os novos moradores.
2. Conheça o regimento e as legislações internas do seu condomínio:
Para exercer corretamente os direitos e deveres é fundamental ter conhecimento das leis que regem seu condomínio, por isso, conheça os regimentos internos e esteja sempre atento às assembleias.
3. Tolerância ao barulho:
Inevitavelmente irão ocorrer eventos no condomínio, uma hora será o seu vizinho, mas outra poderá ser você. Por isso, é preciso respeitar que esse é um direito de todos e a lei do silêncio é uma grande aliada da boa vizinhança, determinando os horários em que o barulho é permitido.
Nessas situações, não se esqueça de conferir o regulamento ao fazer obras e mudanças e ao escutar som em volume alto.
4. Atenção aos pets:
Os cuidados com animais em condomínios são essenciais, por isso, fique atento às normativas internas e todas as exigências quanto à higiene do animal, evitando mau cheiro e a transmissão de doenças.
5. Cuide da sua segurança e dos demais:
Sempre siga as regras de segurança impostas pelo seu condomínio, como manter os portões fechados e usar os meios de acesso determinados pela assembleia. Uma dica extra e eficiente é a instalação de redes de proteção para quem tem crianças e animais nos apartamentos.