PORTAL DO CLIENTE

Blog  ·  14/02/2023

Descongelamento das geleiras: entenda por que está ocorrendo e as consequências de entrarmos nessa fria!

Saiba mais sobre as causas do descongelamento das geleiras e quais as suas consequências.

A formação das geleiras é um processo milenar que ocorre através da compactação e recristalização da neve acumulada em regiões de baixa temperatura e alta latitude, como os polos terrestres e as cordilheiras. Responsáveis por armazenar cerca de 70% da água doce existente no planeta, são essenciais para a manutenção da vida na Terra.

Há mais de meio século essas gigantes formações estão retrocedendo diante do avanço contínuo das mudanças climáticas, e a realidade de se extinguirem em tempo recorde está cada vez mais provável. A causa do seu derretimento está dividida em duas grandes frentes:

Emissões de CO2: A concentração na atmosfera de gases de efeito estufa, mais especificamente de dióxido de carbono, provenientes da indústria, desmatamento, queima de combustíveis fósseis entre outras atividades, ocasiona o aquecimento da temperatura média do planeta, acelerando o processo de descongelamento das geleiras.

Aquecimento oceânico: Os oceanos são responsáveis por absorver 90% do calor terrestre e esse fenômeno contribui para acelerar o derretimento das geleiras, principalmente nas regiões polares e na costa do Alasca.

Visto que a perda de gelo já alcança 335 bilhões de toneladas anuais sendo responsável por cerca de 30% do aumento do volume oceânico, as consequências desse fenômeno estão sendo cada vez mais discutidas em fóruns internacionais. Para você ficar por dentro, separamos as 4 principais consequências desse fenômeno:

1) Aumento do nível do mar: Desde 1961 o derretimento das geleiras contribuiu para o aumento do nível dos oceanos em 2,7 cm. Além disso, as geleiras existentes possuem a capacidade de aumentar o nível do mar em quase meio metro.

2) Impacto sobre o clima: O processo de degelo das geleiras nos polos desacelera as correntes oceânicas, fenômeno relacionado com a alteração do clima global e a sucessão de episódios meteorológicos cada vez mais extremos em todo o globo.

3) Desaparecimento de espécies: O derretimento das geleiras também ocasionará a extinção de inúmeras espécies, visto que esses ambientes são o habitat natural de animais terrestres e aquáticos.

4) Menos água doce: O desaparecimento das geleiras também impactará na disponibilidade de água para o consumo da população e do setor industrial, interferindo por exemplo, na capacidade de geração de energia hidrelétrica.

Sendo assim, se todas as geleiras do mundo derreterem, é indiscutível que haverá impactos significativos na vida na Terra, o aumento do nível do mar irá inundar grandes áreas costeiras e ilhas, resultando na perda de habitats naturais e forçando a migração de comunidades inteiras. Além disso, a mudança nos padrões de disponibilidade de água irá afetar a agricultura e a produção de alimentos.

No entanto, a vida humana assim como a de outras espécies, possuem a capacidade de se adaptar e irão encontrar novos meios de sobrevivência nas áreas menos afetadas. Contudo essa não será a realidade de todos, por isso é importante agir rapidamente para mitigar as emissões de gases de efeito estufa e proteger o planeta e todos aqueles que o habitam.

Fonte.