PORTAL DO CLIENTE

Blog  ·  11/11/2021

Crise hídrica: fique por dentro do assunto e saiba como se proteger

Saiba mais sobre a crise hídrica, seus efeitos e como se proteger das consequências.

O Brasil se encontra em um cenário hidrológico crítico, com a pior seca dos últimos 91 anos, segundo o Ministério de Minas e Energia. Os longos períodos de seca deixam os reservatórios de água com níveis cada vez mais baixos, levando ao racionamento do abastecimento público em inúmeras cidades, e comprometendo nossa matriz elétrica.

 

A fonte hidráulica, representa quase 65% da potência nacional instalada para a geração de energia elétrica, e dado o momento histórico de poucas chuvas, o Brasil está tendo que recorrer a formas alternativas para suprir esse déficit, como por meio das Termelétricas - uma forma mais cara e menos limpa!

 

Inclusive, é por isso que a conta de energia elétrica subiu drasticamente, as bandeiras tarifárias, que servem para indicar se a energia custará mais ou menos de acordo com as condições de geração, se encontram em um cenário inédito: a bandeira tarifária de escassez hídrica, a qual possui um acréscimo de R$ 14,20 para cada 100 kWh consumidos.

 

Para prevenir seu condomínio residencial ou comercial dos contratempos relacionados à crise hídrica, algumas ações tecnológicas e de rápida implantação podem ser realizadas. Abaixo, seguem maneiras de transferir valor ao seu imóvel por meio da eficiência hídrica e energética:

 

1. Individualização de água

Com o maior controle sobre o seu consumo, a medição individualizada incentiva o usuário a economizar água, pois cada unidade passa a pagar pelo seu próprio consumo, reduzindo o desperdício e contribuindo com o meio ambiente. Por conta do acompanhamento minucioso, atua também no monitoramento de vazamentos.

 

2. Implementação de placas fotovoltaicas

Faça chuva ou faça sol, as placas fotovoltaicas captam a radiação e convertem em energia, armazenando-a em baterias para o uso posterior. Além de ser uma fonte inesgotável, o retorno deste investimento está previsto em poucos anos de uso e este estudo depende do tamanho de área disponível para a colocação das placas, consumo de energia e localização do condomínio.

 

3. Captação da água da chuva

Consiste em um sistema que capta a água no telhado e a armazena em cisternas no térreo ou subsolo. Assim, é possível reaproveitar a água da chuva para fins não nobres, como a limpeza de áreas comuns ou para regar o jardim.

 

4. Adesão a cooperativas de produção de energia

Dependendo do tipo de fatura de energia presente do condomínio, há a possibilidade de o condomínio aderir uma cooperativa que produz energia independente de bandeiras tarifárias, tornando a energia da área comum mais barata principalmente em momentos como esse de escassez hídrica.

 

Além de propostas coletivas, também podemos atuar de forma individual:

 

1. Banhos curtos

De acordo com a Sabesp, um banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135L de água. Se você fechar o registro ao se ensaboar ou reduzir o tempo do banho para 5 minutos, seu consumo cai para 45L, gerando uma economia de 90L por banho!

 

2. Atenção ao dar descarga

Segundo a Sabesp, um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 12L. Quando a válvula está defeituosa, pode gastar até 30L. Por esta razão, mantenha sempre a válvula da descarga regulada!

 

3. Na hora de lavar a louça

Conforme a Sabesp, ao lavar a louça com a torneira meio aberta, em 15 minutos são utilizados 117L de água. Se ao invés disso, você primeiro ensaboar para então abrir a torneira para enxaguar, o consumo em um mesmo intervalo de tempo pode chegar a 20L.

 

4. Na hora de lavar a roupa

Caso use lavadora de roupas, procure sempre utilizar a mesma cheia e ligar no máximo três vezes por semana. De acordo com a Sabesp, uma lavadora de roupas com capacidade de 5 quilos gasta 135L por lavagem, assim o ideal é usá-la somente com a capacidade total.

 

Venha transferir valor ao seu imóvel! Agende uma visita gratuita no seu condomínio com a nossa equipe pelo WhatsApp (48) 99831-6759 ou pelo e-mail: [email protected]

 

Fontes:

https://www.cnnbrasil.com.br/business/inflacao-sofre-impacto-da-crise-hidrica-a-pior-dos-ultimos-91-anos-no-brasil/

https://esferaenergia.com.br/blog/bandeira-escassez-hidrica/