PORTAL DO CLIENTE

Blog  ·  28/12/2023

Da visão à realidade: Como as Smart Grids moldam o futuro da gestão energética

Saiba mais sobre como as redes elétricas inteligentes são o futuro da gestão enegética.

O crescente desafio de garantir uma gestão energética eficiente e sustentável nas grandes cidades tem levado à busca por soluções inovadoras. Entre essas soluções, as Smart Grids, redes elétricas inteligentes, emergem como uma ferramenta promissora para transformar a maneira como consumimos e gerenciamos a energia em ambientes urbanos.

 

Confira abaixo o olhar da Medeage sobre como as Smart Grids podem revolucionar a gestão energética nas cidades, trazendo benefícios tanto para os consumidores quanto para o meio ambiente.

 

O que são Smart Grids?

As Smart Grids são sistemas elétricos que incorporam tecnologias avançadas, como sensores, medidores inteligentes e sistemas de comunicação bidirecional. Essa infraestrutura permite uma gestão mais dinâmica e eficiente da produção, distribuição e consumo de energia elétrica.

 

Como as Smart Grids contribuem para a gestão energética urbana:

 

Monitoramento em tempo real:

As Smart Grids possibilitam o monitoramento em tempo real do consumo de energia. Com dados precisos sobre o uso de eletricidade em diferentes áreas da cidade, os gestores podem tomar decisões mais informadas e eficazes.

 

Integração de energias renováveis:

A gestão eficiente de fontes de energia renovável, como solar e eólica, é facilitada pelas Smart Grids. A integração dessas fontes na rede elétrica é otimizada, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e promovendo a sustentabilidade.

 

Resposta rápida a demandas de pico:

As Smart Grids permitem uma resposta rápida às demandas de pico de energia. Através do monitoramento em tempo real, é possível redistribuir eficientemente a carga, evitando quedas de energia e melhorando a confiabilidade do sistema.


Manutenção preditiva:

As Smart Grids possibilitam a identificação antecipada de falhas e a manutenção preditiva da infraestrutura elétrica. Isso resulta em uma redução significativa do tempo de inatividade e custos associados.

 

Fontes:
https://master.org.br/noticias/smart-grid/ https://www.iberdrola.com/quem-somos/nossa-atividade/smart-grids
https://www.atlantico.com.br/blog/plataformas-tecnologicas/smart-grid-o-futuro-da-distribuicao-de-energia/
https://www.osetoreletrico.com.br/smart-grid-e-o-futuro-certo-da-distribuicao-de-energia-eletrica/