PORTAL DO CLIENTE

Blog  ·  14/04/2022

Smart cities: entenda como são os modelos de cidade do futuro.

Saiba mais sobre o conceito Smart Cities e entenda o motivo de serem os modelos de cidade do futuro.

 

Você conhece o conceito de Cidades Inteligentes? Segundo a União Européia, o conceito de Smart Cities baseia-se em sistemas e pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamentos para potencializar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

Todos esses fluxos de interações são considerados inteligentes por fazerem o uso estratégico da infraestrutura, de serviços, informações e comunicação com o planejamento e gestão urbana, acarretando em respostas otimizadas às necessidades sociais e econômicas da sociedade.

Segundo o Cities in Motion Index, do IESE Business School da Espanha, as 9 dimensões que ressaltam o nível de inteligência de uma cidade são:

Governança;
Administração pública;
Planejamento urbano;
Tecnologia;
Meio ambiente;
Conexões internacionais;
Coesão social;
Capital humano;
Economia.

A tecnologia pode ajudar muito a desenvolver todas essas dimensões, já que a partir dela, vários recursos passam a ter processos muito mais ágeis e eficientes.

As vantagens proporcionadas pelas Smart Cities são múltiplas. Veja abaixo alguns benefícios ligados às dimensões abordadas anteriormente: 

  • Modernização do transporte público, que apresenta-se desde a integração eficiente entre modais até o desenvolvimento de meios de transportes menos poluentes;
  • Através de uma melhor gestão do processamento da informação, o tempo de resposta se torna cada vez mais curto trazendo mais agilidade para a execução dos serviços de emergência;
  • Aumento na eficiência do uso de recursos naturais - água, petróleo, carvão mineral etc. - potencializados por uma cadeia de reciclagem eficiente;
  • Melhoria nos meios de comunicação, com a disponibilização para a população de mais canais de troca de informações e acesso à internet de forma gratuita;
  • Redução do uso de papéis, através do arquivamento de documentos feitos principalmente de forma digital.

Apesar de ser um conceito relativamente recente, esse novo formato de cidade já se consolidou como assunto fundamental na discussão global sobre o desenvolvimento sustentável, e fomenta constantemente o mercado global de soluções tecnológicas.

No Brasil, a cidade de Curitiba foi eleita, pela terceira vez consecutiva, uma das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, de acordo com o Intelligent Community Forum (ICF). A capital paranaense é a única da América Latina na listagem, e aparece ao lado de cidades como Belfast (Irlanda do Norte) e Filadélfia (EUA).

Fontes: 
https://fgvprojetos.fgv.br/noticias/o-que-e-uma-cidade-inteligente#:~:text=De%20acordo%20com%20o%20Cities,capital%20humano%20e%20a%20economia.
https://summitmobilidade.estadao.com.br/guia-do-transporte-urbano/curitiba-e-uma-das-cidades-mais-inteligentes-do-mundo-em-2020/