Blog · 06/05/2025
O hidrômetro da companhia de água está correto? Saiba como identificar possíveis erros e o que fazer

O hidrômetro principal do imóvel é o equipamento instalado pela companhia de saneamento para medir o volume total de água que entra e fica disponível para uso interno. Ele serve como base para a cobrança mensal, e por isso, qualquer erro neste equipamento pode impactar diretamente no valor da fatura — principalmente em condomínios, onde os volumes de água registrados são maiores do que em residências unifamiliares e os efeitos de uma leitura incorreta se multiplicam.
Embora os hidrômetros sejam projetados para garantir precisão e durabilidade, alguns fatores podem comprometer seu funcionamento ao longo do tempo. Confira abaixo os problemas mais comuns em hidrômetros e como os serviços da Medeage podem te auxiliar em uma gestão mais transparente.
O que pode causar erro de medição no hidrômetro da companhia de água?
Algumas situações comuns que podem afetar a medição do hidrômetro incluem:
- Desgaste natural dos componentes: como previsto pelo INMETRO, sua validade é de 7 anos, sendo que o uso contínuo pode comprometer a precisão da medição, levando à sub ou superestimativa do consumo real;
- Sujeira e detritos na água: partículas como areia e pequenas pedras podem danificar engrenagens internas, bloqueando o funcionamento correto do medidor;
- Impactos físicos: choques ou batidas acidentais podem desalinhá-lo ou danificar seus componentes internos;
- Instalação inadequada: conexões mal feitas ou ausência de nivelamento podem interferir na performance do equipamento;
Case real: como identificamos um erro de medição em um condomínio
Em um de nossos atendimentos, o síndico de um condomínio nos procurou após notar aumentos expressivos nas faturas de água, que chegaram à marca de R$ 22.000,00 mensais. Inicialmente, havia a suspeita de vazamentos ocultos e, por isso, após aprovação em assembleia, demos início ao processo de individualização e à gestão do consumo de água no condomínio.
Já no primeiro mês de acompanhamento, os dados coletados pelos nossos hidrômetros mostraram que o medidor da companhia de água estava registrando um volume de consumo cerca de três vezes maior do que a soma de todos os consumos internos.
Após estudos e análises, foi diagnosticado que o problema não estava nas instalações internas do condomínio, mas sim no hidrômetro da companhia de água. Comunicamos o síndico, que solicitou a aferição do equipamento. A análise técnica confirmou a falha e após a substituição do medidor, a fatura mensal foi reduzida de R$ 22.000,00 para uma média mensal de R$ 10.000,00.
E no seu condomínio, a conta de água está mesmo correta?
Se você também tem dúvidas sobre os valores cobrados ou suspeita de consumo elevado sem explicação, entre em contato com a Medeage pelo WhatsApp (48) 99831-6759. Vamos te ajudar a identificar a causa do problema e encontrar a melhor solução para o seu condomínio.
Fontes:
https://pt.swatermeters.com/info/why-is-there-an-error-in-the-water-meter-one-73012054.html
https://jlcacavazamentos.com.br/como-saber-se-meu-relogio-hidrometro-esta-com-defeito#o-que-causa-defeitos-no-hidrometro