Blog · 29/05/2025
Energia e água: uma relação que vai além do que você imagina

Quando pensamos em consumo eficiente e consciente, muitas vezes tratamos água e energia como assuntos separados. Mas a verdade é que esses dois recursos estão profundamente interligados — tanto em grandes escalas, como na geração de energia no país, quanto no nosso dia a dia dentro dos condomínios.
Como a água influencia na produção de energia?
No Brasil, a principal fonte de geração de energia elétrica são as hidrelétricas, que dependem diretamente do volume de água disponível nos rios e reservatórios para operar. Ou seja, em períodos de seca, quando a oferta hídrica diminui, o país precisa recorrer a fontes alternativas, como as termelétricas que, além de apresentarem um custo mais elevado de operação, são consideradas menos limpas por emitirem grandes quantidades de gases de efeito estufa devido à queima de combustíveis fósseis. Algo ainda a ser levado em conta é que essas usinas ainda consomem grandes volumes de água para o resfriamento dos maquinários.
E a relação não para por aí: a água também é essencial na irrigação de culturas destinadas à produção de biocombustíveis, bem como nos processos de extração, transporte e refino de combustíveis fósseis.
E a energia, por sua vez, é essencial para garantir o abastecimento de água
Ao mesmo tempo, precisamos de energia para bombear, tratar, distribuir e aquecer a água. Isso vale para sistemas públicos de abastecimento e também para a realidade dos condomínios.
No ambiente condominial, equipamentos como aquecedores elétricos, caldeiras, bombas de recirculação e sistemas de aquecimento solar são exemplos de como a energia é aplicada diretamente para elevar a temperatura da água e proporcionar mais conforto em nossas tarefas diárias.
Ou seja, economizar energia ajuda a preservar água e o contrário também é verdadeiro.
O que isso muda na prática?
Entender essa interdependência pode ajudar na gestão mais eficiente dos recursos nos condomínios. Algumas ações práticas incluem:
- Evitar o desperdício de água, reduzindo a necessidade do uso constante de bombas e aquecedores;
- Priorizar equipamentos com maior eficiência energética, como aquecedores solares ou bombas inteligentes;
- Rever os horários de funcionamento de sistemas hidráulicos e elétricos, buscando períodos de menor consumo;
- Investir em soluções como a medição individualizada, que aumentam a transparência e incentivam o uso consciente de ambos os recursos.
A gestão responsável de recursos começa com o entendimento de como eles se relacionam. Ao pensar em economia de energia, é essencial considerar o uso da água — e vice-versa.
O seu condomínio possui essa visão integrada? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (48) 99831-6759 e conheça nossas soluções!
Fontes:
https://repositorio.fgv.br/server/api/core/bitstreams/0713cad3-39bf-4f30-bed1-a79525389ad5/content
https://www.eletronuclear.gov.br/Imprensa-e-Midias/Paginas/A-interdepend%C3%AAncia-entre-energia-e-%C3%A1gua.aspx